Análise Estratégica | Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída – 2º Semestre/2017

 em Não categorizado, Pesquisas de Mercado

A Greener mais uma vez realizou seu estudo Semestral sobre o Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída fazendo uma profunda análise da dinâmica do mercado e das empresas atuantes.

O estudo é composto por uma série de dados, analisados e cruzados a fim de validar os números de mercado e a performance das empresas nos últimos 12 meses.

O principal objetivo deste estudo é mostrar aos atuais e futuros empreendedores os desafios vividos por uma empresa integradora atualmente, além de apresentar diversas informações estratégicas para o mercado a fim de torná-lo mais eficiente e competitivo, acelerando o desenvolvimento do Setor Fotovoltaico no Brasil.

Os principais pontos observados no relatório são:

  • Redução média de 29,41% dos preços de sistemas fotovoltaicos ao cliente final nos últimos 12 meses
  • Crescimento do volume comercializado, somente em 5 meses de 2017 foram comercializados quase o mesmo volume de 2016.
  • Melhora da atuação comercial das empresas integradoras, veja como as empresas estão potencializando suas forças de venda e aumentando as taxas de conversão.
  • As empresas integradoras ganharam eficiência, veja qual foi a redução do Custo de Integração para sistemas residenciais e comerciais.
  • Aumento do volume de negócios, num ritmo mais acelerado do que 2016, as empresas integradoras estão fazendo na média mais que o dobro de negócios do que o último ano.
  • Em 5 meses do ano o setor de Geração Distribuída Fotovoltaica movimentou mais de R$ 450 milhões.

A Pesquisa

A pesquisa realizada com o mercado de geração distribuída fotovoltaica teve a participação de 454 empresas integradoras, embasando grande parte dos pontos levantados no relatório.

A População de Empresas Integradoras é estimada com base no cruzamento de dados da Pesquisa realizada pela Greener e com informações repassadas pelas Associações do Setor.

O incremento observado no número de empresas Integradoras atuantes é menor que o número de novas empresas no mercado, devido a saída de empresas anteriormente já contabilizadas.

Nossa pesquisa foi capaz de alcançar 28,02% de penetração do mercado nacional de Integração e com isso obtivemos 13,40% de penetração com os dados validados.

As Empresas

Um dos itens levantados no estudo foi a preferência de compra da Empresas Integradoras com os Distribuidores de Equipamentos do mercado, dando um indicativo da penetração das Distribuidoras dentro do mercado fotovoltaico GD.

Principal Distribuidor que a Empresa adquire Equipamentos

Ressalta-se que a preferência de compra não diz respeito ao Market Share efetivo das Distribuidoras, visto que nem toda empresa possui o mesmo volume de compra.

O Mercado de GD

Entender a dinâmica do mercado é um fator importantíssimo, bem como os possíveis desafios encontrados pelos empreendedores. A concorrência é um fator primordial para que sua empresa consiga se diferenciar dentro do setor e amadurecer. Veja quais foram os principais desafios pontuados pelas empresas com relação à concorrência:

Principal Desafio com Relação à Concorrência

Com um mercado mais maduro, começa a ficar evidente que os desafios com relação à concorrência não estão somente ligados a preços baixos e de qualidade inferior nos equipamentos utilizados, a principal dificuldade listada pelas empresas foram as empresas Integradoras que possuem linhas próprias de financiamento e que possuem uma maior força de venda!

Vendas

Apesar de um significativo avanço nas vendas de sistemas fotovoltaicos em 2017*, a grande maioria das empresas ainda sofre com um baixo volume de vendas. Porém o mercado de maneira geral aumentou significativamente sua força comercial, com relação aos dados levantados em Janeiro de 2017, o volume médio de propostas e vendas de uma empresa Integradora mais que dobrou nos últimos 6 meses, uma evolução importantíssima para o setor.

Número Médio de Sistemas Vendidos por mês

medios-oramentos-.12

Mesmo com um volume de vendas baixo, o mercado mostrou que está amadurecendo, comparando os dados atuais com 6 meses atrás, todos os indicadores tiveram uma melhora significativa.

Preços

Observou-se uma forte queda do preço final pago pelos clientes, puxados pela forte queda de preços de equipamentos fotovoltaicos no mercado internacional. Destaque para a acentuada queda  dos sistemas comerciais. Além disso, notou-se que os preços de equipamentos não foram os únicos responsáveis pela queda de preço para o consumidor, os Custos de Integração também caíram, mostrando que as empresas integradoras estão ficando mais eficientes em seus processos.

Sistema Comercial – 75 kWp
Jun/2016 a Jun/2017

 

Baixe o relatório completo e veja o histórico de preços dos últimos 12 meses de sistemas fotovoltaicos de 2 a 5000 kWp.

Comercial

Para se obter uma boa eficiência comercial é essencial entender os meios de captação de Leads. O estudo levantou esse aspecto com os entrevistados, trazendo informações importantes!

Principal Fonte de Captação de Leads

Os resultados mostram que o Google ainda é o principal meio de captação de Leads, porém ressalta-se a importância da Indicação de Clientes (satisfação) e do Representante Comercial (comissão) na prospecção de potenciais clientes. Além de serem itens representativos com relação a captação de vendas, a Indicação de Clientes e Representantes Comerciais se demonstraram uma forte força de vendas!

Importação e Comercialização

A Greener analisou os volumes de Importação, Comercialização e Conexão à Rede de Sistemas Fotovoltaicos em Geração Distribuída no Brasil.

Os números são positivos, pois mostram que o mercado acelerou nos 5 primeiros meses de 2017, quase alcançando os volumes totais de 2016. Isso indica que apesar das dificuldades encontradas, o mercado está procurando soluções para se desenvolver de maneira rápida.

Os números de conexões à rede se mostram mais uma vez abaixo do esperado, mostrando que grande parte dos sistemas não estão sendo conectados à rede, por diversos motivos, tais como expansão de sistemas já conectados à rede e instalações de sistemas de baixa geração em grandes cargas, desmotivando o acessante em dar entrada no processo de conexão à rede (ainda muito burocrático).

O relatório completo está disponível para download gratuito no botão abaixo, com diversas informações estratégicas a respeito do mercado fotovoltaico de geração distribuída. Todos os gráficos são comentados com uma breve análise e o capítulo final é dedicado a uma análise com todos os dados levantados, mostrando as conclusões retiradas conforme a dinâmica do mercado, realçando que mesmo com a evolução apresentada, as empresas, na grande maioria, estão enfrentando dificuldades de atuar no setor.

A Greener mais uma vez agradece as empresas que participaram da pesquisa e das empresas que nos ajudaram a divulgar. O resultado apresentado é fruto do esforço de todos, a fim de construir um Mercado Fotovoltaico Saudável e Próspero.

Contamos com a sua participação nas próximas pesquisas.

Lembre-se que todo esse trabalho só é possível devido a contribuição de todos.

Nosso muito obrigado!
Equipe Greener.

13 comentário(s)
  • Daniel Militão
    Responder

    Obrigado pelo excelente trabalho. Depois de estudar estes dados, tomei algumas decisões importantes no meu negócio .

    • Greener
      Responder

      Que bom! Ficamos felizes em ajudar com o desenvolvimento do setor.

  • Carlos Alberto
    Responder

    Parabenizo a iniciativa da Pesquisa Greener e nos colocamos a disposição.

    • Greener
      Responder

      Obrigada, Carlos!

  • Milton Hirose
    Responder

    Muito obrigado pelas informações e pela oportunidade de participar das pesquisas.

    • Greener
      Responder

      Obrigada por nos ajudar!

  • PAULO EDUARDO SIMÔES LESCURA .
    Responder

    Excelente Pesquisa Greener! com certeza nos dá um norte nos negocios. Parabens!
    Grato, Paulo Lescura.

  • Tharsis Flores
    Responder

    Excelente trabalho. Parabéns!

  • Photon energia
    Responder

    Muito bom termos dados comparativos do mercado para nossa analise. Parabens Greeener

  • carlos
    Responder

    Excelente trabalho! Conte sempre conosco! http://www.csesolar.eco.br

  • ALMIR GUIMARÃES
    Responder

    Eng. Marcio Takata, GREENER Parabéns pelo inédito e brilhante trabalho e contribuição que vocês estão dando ao Mercado Brasileiro de Energia Solar Fotovoltaica. Apreendemos de forma didática, e acompanhamos a evolução no mercado ! Estamos encantados e seguros de que em pouco tempo teremos um Mercado consolidado e em expansão.
    Abraço,
    Almir Guimarães

  • WA SOLAR
    Responder

    Mais uma vez um trabalho fantástico que nos ajuda a balizar melhor nossa atuação nesse mercado e estabelecer novas estratégias.

  • Alcione Belache
    Responder

    Caros colegas da GREENER.

    A RENOVIGI parabeniza toda a equipe que está por trás deste excelente trabalho de pesquisa visando passar informações claras e confiáveis.
    Baseados nela, espero que nossos governantes se sensibilizem e tomem ações que realmente incentivem pessoas e empresas a aderirem a esta forma de energia sustentável.
    O mercado está ficando mais maduro e somente empresas que oferecem produtos e serviços de qualidade e preocupadas com a satisfação de seus clientes irão prosperar.
    Aproveito para convidá-los a nos visitar na Intersolar.
    Mais uma vez, parabéns e um forte abraço à equipe GREENER;
    Alcione Belache

Deixe um comentário

Faça sua pesquisa e tecle Enter