Análise do Preço de Sistemas Residenciais em 2020

A Greener acompanha semestralmente o preço que consumidores residenciais e comerciais tem pago ao adquirir um sistema fotovoltaico. Historicamente esses preços têm caído com o passar dos anos e evolução das tecnologias, porém a pandemia da Covid-19 gerou impactos ao setor.

O preço de um sistema ao cliente final é composto pela parcela dos materiais e do serviço de instalação. Desde janeiro de 2019, os preços dos materiais têm caído, atingindo seu mínimo em janeiro de 2020, no período pré-pandemia.

A parcela referente aos serviços teve variação negativa ao longo do ano de 13%. Mesmo como aumento dos preços do kit, é possível que os integradores tenham absorvido uma parte buscando manter a competitividade.

Sistema Residencial (4kWp)

Apesar deste incremento nos preços, de maneira geral, os entrevistados revelaram que o volume vendido foi apenas 7% inferior ao definido como meta para 2020. 20% das empresas até mesmo superaram suas expectativas de vendas em 2020 e 34% apresentaram volume de negócios superior ao período pré-pandemia, porém 14% revelaram ainda estarem sofrendo fortemente seus efeitos.

Para conferir o impacto da pandemia para:

  • Preços de outras categorias;
  • Acesso ao Crédito;
  • Importação de Módulos
  • Volume de Sistemas FV Conectados à Rede;
  • Volume Conectado por Mês;

Acesse o Estudo Estratégico de Geração Distribuída do 2º semestre de 2020 pelo botão abaixo: 

A Greener agradece a todos os patrocinadores do Estudo!

Veja também: