A Greener acompanha semestralmente o preço que consumidores residenciais e comerciais tem pago ao adquirir um sistema fotovoltaico. Historicamente esses preços têm caído com o passar dos anos e evolução das tecnologias, porém a pandemia da Covid-19 gerou impactos ao setor.
O preço de um sistema ao cliente final é composto pela parcela dos materiais e do serviço de instalação. Desde janeiro de 2019, os preços dos materiais têm caído, atingindo seu mínimo em janeiro de 2020, no período pré-pandemia.
A parcela referente aos serviços teve variação negativa ao longo do ano de 13%. Mesmo como aumento dos preços do kit, é possível que os integradores tenham absorvido uma parte buscando manter a competitividade.
Sistema Residencial (4kWp)
Apesar deste incremento nos preços, de maneira geral, os entrevistados revelaram que o volume vendido foi apenas 7% inferior ao definido como meta para 2020. 20% das empresas até mesmo superaram suas expectativas de vendas em 2020 e 34% apresentaram volume de negócios superior ao período pré-pandemia, porém 14% revelaram ainda estarem sofrendo fortemente seus efeitos.
Para conferir o impacto da pandemia para:
- Preços de outras categorias;
- Acesso ao Crédito;
- Importação de Módulos
- Volume de Sistemas FV Conectados à Rede;
- Volume Conectado por Mês;
Acesse o Estudo Estratégico de Geração Distribuída do 2º semestre de 2020 pelo botão abaixo:
A Greener agradece a todos os patrocinadores do Estudo!