Atratividade de Baterias para Cliente Comercial na Média Tensão

Estudo de Caso – Cliente comercial na Média Tensão

Em 2020, cerca de 1.000 consumidores comerciais e industriais já poderiam contar com elevado retorno financeiro caso instalassem um sistema de armazenamento. 

No Estudo de Armazenamento realizamos simulações de atratividade financeira para sistemas de baterias segundo nossos modelos e premissas.

  No caso simulado, o saldo do caixa passou a ser positivo a partir do 6º ano e a economia foi superior a 300.000 reais por ano. 

Confira todos os detalhes e premissas no Capítulo 4 do Estudo Estratégico do Mercado de Armazenamento de Energia pelo botão no final deste e-mail.

 

Premissas para a simulação de Retorno de Investimento

  • O perfil simulado consiste em um consumidor comercial de grande porte, que utiliza o armazenamento para reduzir o consumo no horário de ponta e parte da demanda contratada.

Premissas Financeiras

Para o estudo de caso foi considerado custos mensais de operação do sistema, além de troca do inversor (RE-CAPEX) no 10º ano de vida útil do sistema.

  • Tarifas e O&M foram reajustados anualmente a uma taxa de 3,5%.

  • A taxa de desconto no cálculo do VPL foi de 6%.

RESULTADOS NA EQUATORIAL PA

A Equatorial PA (antiga CELPA) é uma distribuidora de energia com elevada atratividade para sistemas de armazenamento (Slide 56).

Confira todos os detalhes e premissas no Capítulo 4 do Estudo de Armazenamento de Energia 2021

 

Patrocínio Diamond:

Patrocínio Gold:

Veja também: