Comunidades Isoladas e Sistemas de Armazenamento

Um relevante número de pessoas ainda vivem sem acesso à energia no Brasil. Segundo IEMA, há em torno de 1 milhão de pessoas sem eletricidade na região Amazônica.

O programa Mais Luz para a Amazônia (MLpA), lançado em fevereiro de 2020 pelo Governo Federal, é o mais recente programa de universalização à energia e visa atender mais de 350 mil pessoas e realizar mais de 80 mil ligações no norte do país para  atender comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, contando com investimentos superiores à 3 bilhões de reais.

Um relevante número de pessoas ainda vivem sem acesso à energia no Brasil. Segundo IEMA, há em torno de 1 milhão de pessoas sem eletricidade na região Amazônica.

O programa Mais Luz para a Amazônia (MLpA), lançado em fevereiro de 2020 pelo Governo Federal, é o mais recente programa de universalização à energia e visa atender mais de 350 mil pessoas e realizar mais de 80 mil ligações no norte do país para atender comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, contando com investimentos superiores à 3 bilhões de reais.

 

Programas de universalização do acesso à energia, além de melhorarem a qualidade de vida dessas comunidades, ajudando no desenvolvimento social e econômico da região, serão ainda importantes drivers para impulso da geração renovável off-grid no Brasil. 

Baterias tem sido usados em pequenos sistemas isolados há muitos anos. Tecnologias de chumbo-ácido é a aplicação mais antiga no Brasil. Atualmente, aplicações Híbridas (Solar + Diesel + Baterias) estão ganhando competitividade, reduzindo custos e as emissões de CO2. 

Setores como o mercado de reposição de equipamentos (baterias/inversores) e serviços, especialmente a mão de obra de instalação, dado as condições desafiadoras para o acesso às localidade remotas, representarão uma parcela importante do faturamento do setor e devem se preparar para um  maior volume de negócios nos próximos anos.

Saiba mais sobre as oportunidades de negócios com baterias off-grid. Baixe agora o Estudo do Mercado de Armazenamento de Energia no Brasil gratuitamente pelo botão abaixo:

Patrocínio Diamond:

Patrocínio Gold:

Veja também: