Busca pela classe rural pode ser alternativa de vendas para o mercado integrador
A Geração Distribuída segue atingindo marcas expressivas que demonstram o crescimento da modalidade no Brasil. Se a potência fotovoltaica instalada no país já ultrapassa os 30 GW, mais de 21 GW são provenientes da GD.
Dessa forma, compreender o comportamento das classes que instalam sistemas de mini e microgeração distribuída é essencial para se planejar diante de um mercado que vem se mostrando desafiador em 2023.
Números apontam a evolução da classe rural na instalação de sistemas de GD
O Estudo Estratégico de Geração Distribuída mostra que a microgeração se destaca desde que a GD ganhou força e se consolidou no Brasil. A classe residencial tem grande importância nesse avanço, sendo a principal no número de instalações e na potência instalada. Portanto, sistemas de menor porte e que abastecem residências são os principais responsáveis por alavancar a GD no país.
No entanto, um comportamento vem chamando a atenção entre as instalações de Geração Distribuída: a evolução da classe rural. O mercado de integração ganha cada vez mais força nesse nicho e consegue apontar para esse tipo de consumidor os benefícios de gerar sua própria energia elétrica.
A última edição do Estudo Estratégico de Geração Distribuída mostra que em janeiro de 2023 a classe rural era responsável por 8,4% do total de instalações de GD no país. Atualmente, o percentual subiu para 8,7%, conforme ilustrado abaixo.
A evolução se torna mais visível através do recorte do ano de 2023, assim como ilustra a figura abaixo. Até a primeira semana de junho, 18% da potência instalada e 10,6% das instalações deste ano faziam parte da classe rural. Assim, somente em 2023, cerca de 581 MW foram adicionados por mais de 31.500 sistemas em propriedades rurais, sendo o mês de março o recordista.
De forma mais detalhada, ao analisar a potência instalada por mês, a média dos cinco primeiros meses de 2023 da classe rural está acima da média dos anos anteriores. Se em 2022 ela foi de 97,5 MW, em 2023, até o momento, a média é de 116,2 MW. Caso o ritmo de potência instalada por essa classe permaneça durante o restante do ano, representaria um aumento de 19% na taxa de crescimento.
Vale ressaltar que os dados são constantemente atualizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), inclusive de forma retroativa, e, no momento, os números referentes aos meses de abril e maio podem ser ainda maiores.
A importância desse avanço para o mercado
Apesar de a classe residencial continuar como a principal responsável pelo crescimento da Geração Distribuída no país, instalações em localidades rurais ganham força principalmente ao longo de 2023. Diante de um mercado que vem enfrentando desafios provenientes das novas regras de compensação de créditos, altas taxas de juros e critérios de financiamento mais complexos, a busca por novas oportunidades de venda que vão além das residências em centros urbanos é vista pelo mercado integrador como uma boa possibilidade de expandir o mercado.
É comum que propriedades rurais tenham uma alta demanda de eletricidade devido à utilização de equipamentos agrários, de refrigeração, de iluminação, entre outros. A depender do projeto e de sua localização, a instalação de um sistema fotovoltaico pode trazer economia na tarifa e até um melhor aproveitamento do espaço caso o sistema seja instalado em solo não produtivo.
Além disso, algumas dessas propriedades utilizam geradores à diesel para atender às suas demandas. A instalação de um sistema fotovoltaico pode reduzir o uso desse combustível fóssil de alto custo financeiro e ambiental. Ademais, aliado com sistemas de armazenamento, a confiabilidade desses sistemas pode também ser um fator atrativo em casos de mau fornecimento de energia elétrica.
Integrador, essa é a sua realidade? Fique atento ao lançamento da Pesquisa GD
Até maio de 2023, 581 MW de sistemas de micro e minigeração distribuída foram instalados em propriedades rurais. Integrador, esse tipo de venda de sistemas fotovoltaicos foi comum na sua realidade? Qual a expectativa de venda para essa e outras classes durante o segundo semestre de 2023?
A Greener convida o mercado integrador a ficar atento ao lançamento da Pesquisa GD no começo de julho. Sua participação é fundamental para compreendermos a evolução do mercado de Geração Distribuída no país com relação aos preços, vendas, expectativas, tendências e desafios de acordo com a atual situação regulatória e econômica do setor.