Custo de baterias de lítio caiu 89% desde 2010

Nos últimos 10 anos, o custo das baterias de lítio reduziu em média 89% e a tedência é que estes valores continuem caindo, uma vez que a evolução tecnológica e o avanço da mobilidade elétrica estão gerando aumento de escala e o desenvolvimento deste mercado.

No caso das baterias de lítio, ao mesmo tempo que o custo reduzia, a densidade energética era triplicada, passando de 100 Wh/kg em 2010 para 300 Wh/kg em 2020, revelando a rápida evolução tecnológica desta tecnologia.

Essa tendência tem aumentado o interesse de todo o setor elétrico no uso de sistemas estacionários de armazenamento, seja junto às usinas de geração ou junto ao próprio consumidor.

Dessa forma, as diversas aplicações de baterias se tornam cada vez mais atrativas do ponto de vista financeiro, podendo gerar benefícios a todo os agentes.

 

Fonte: BloombergNEF, Cleantechnica.* ‘Pack’ de baterias composto por células, BMS (battery management system), contatos elétricos e receptáculo metálico.

Aprenda mais sobre Armazenamento de Energia conferindo o Estudo Estratégico do Mercado de Armazenamento de Energia 2021 da Greener feito em parceria à NewCharge. Faça download gratuitamente pelo botão abaixo:

Patrocínio Diamond:

Patrocínio Gold:

Veja também: