Estudo Estratégico: Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída – 1º semestre / 2018

A pesquisa de mercado desenvolvida pela Greener contou com empresas de todo país, todos os portes e idades, obtendo assim uma amostra heterogênea e confiável do mercado de Integração. Foram entrevistadas 552 empresas integradoras no período de 29 de novembro de 2017 a 2 de janeiro de 2018. Dessas empresas foi obtido um aproveitamento de 51,27% de respostas das empresas, ou seja, foram 283 empresas com respostas validadas.

O principal objetivo do estudo é ajudar as empresas do setor a entender como foi o desenvolvimento do mercado brasileiro de Geração Distribuída no último ano e as principais oportunidades do setor.

Os principais destaques  do estudo são:

A pesquisa mostra como foi a atuação das empresas em 2017, os principais desafios para o crescimento e as expectativas das integradoras para o mercado nos próximos anos.

O Mercado de GD

O mercado fotovoltaico de geração distribuída acelerou fortemente no segundo semestre de 2017, proporcionando um excelente resultado comparado a 1 atrás. Ao mesmo tempo novos desafios começam a aparecer, o mercado se torna mais pulverizado, abrindo espaço para fornecedores regionais. O gráfico abaixo mostra a evolução do mercado GD de 2012 a 2017

Evolução do Mercado GD – Potência Acumulada

É possível perceber que a importação acumulada em GD passa dos 530 MWp de 2012 a 2017. Além disso, o volume de negócios ultrapassa 297 MWp em 2017.

 

Produtos e Serviços

No estudo de mercado de Geração Distribuída foi levantado também o índice de capilaridade das empresas de distribuição, fabricação de módulos, fabricação de inversores e fabricação de sistemas de montagem, indicando assim a penetrabilidade dos fabricantes no setor.

Inversores mais Utilizados pelas Empresas

Preços

O preço dos sistemas fotovoltaicos continua a cair para o cliente final, mas claro que não na mesma velocidade. O último semestre deixa claro que isso só foi possível a um significativo achatamento do Custo de Integração. Devido a elevação do preço dos módulos, os Integradores absorveram a alta a fim de não repassar ao consumidor final, espremendo assim sua margem líquida e buscando um ganho em sua eficiência operacional.

 

Evolução de Preço – Sistema Fotovoltaico Residencial e Comercial

O relatório completo está disponível para download gratuito no botão abaixo, com diversas informações estratégicas a respeito do mercado fotovoltaico de geração distribuída. Todos os gráficos são comentados com uma breve análise e o capítulo final é dedicado a uma análise com todos os dados levantados.

A Greener mais uma vez agradece as empresas que participaram da pesquisa e das empresas que nos ajudaram a divulgar. O resultado apresentado é fruto do esforço de todos, a fim de construir um Mercado Fotovoltaico Saudável e Próspero.

Contamos com a sua participação nas próximas pesquisas.

Lembre-se que todo esse trabalho só é possível devido a contribuição de todos.

Nosso muito obrigado!
Equipe Greener.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar