Marca atingida no primeiro semestre de 2024 de 30 GW e quase 4 mi de unidades consumidoras beneficiadas pela Geração Distribuída (GD). Como se posicionar diante dos desafios e aproveitar as oportunidades que o setor oferece? O Estudo Estratégico de Geração Distribuída traz um panorama geral do mercado fotovoltaico em toda a cadeia fotovoltaica, trazendo também os resultados da Pesquisa GD com integradores e as principais decisões regulatórias que irão moldar o futuro do setor.
Principais destaques do Estudo:
1. Brasil bateu o recorde semestral de importação, com 10,7 GWp de módulos FV no 1º semestre de 2024, aumento de 30% em comparação com 1º semestre de 2023. 70% foi destinado à Geração Distribuída (GD).
2. Classe residencial volta a crescer em 2024. Preços mais baixos, queda na taxa de juros e retomada gradual do interesse do consumidor foram alguns dos motivos para a retomada do mercado residencial de GD.
3. 99,6% das cidades brasileiras contam com pelo menos um sistema FV instalado de GD.
4. Financiamento apoiou 51% das vendas, possivelmente impulsionado pela redução das taxas de juros e menor restrição ao crédito pelo bancos.
5. Preços de sistemas FV para clientes residenciais e comerciais de pequeno porte registraram queda de 6% em junho de 2024 comparados a janeiro de 2024. Redução do preço dos módulos foi principal fator que contribuiu para essa variação.
6. Retorno do investimento em sistemas FV apresentou melhora, com redução de 10% do payback para as instalações locais residenciais em comparação a janeiro de 2024, sendo impulsionado pela queda do preço dos sistemas FV.