A Plataforma de Inteligência de Mercado da Greener

A Greener acompanha a entrada de módulos e inversores fotovoltaicos no Brasil e desenvolveu uma plataforma capaz de ajudar a cadeia de suprimentos do setor solar na tomada de decisão e estratégias de negócios. 

Perguntas que a plataforma te ajuda a responder:

  • Como minha marca está posicionada no mercado? 
  • Quais são os principais produtos do mercado?
  • Quais preços estão sendo praticados pelos meus concorrentes?
  • Por quais portos estão chegando estes produtos?

Gráficos Greendex

Módulos e Inversores

  • Preços dos Módulos/Inversores por Modelo e Marca
  • Volumes por Tecnologia da Célula/Tipo de Inversor
  • Unidade de Desembaraço
  • Volumes por Marca
  • Volume Importado 

Perguntas Frequentes

Os preços são FOB, ou seja, o preço do produto sem considerar frete, seguro ou outros custos. Além disso, o preço considera o produto antes da nacionalização, ou seja, não tem os impostos incididos sobre ele.

Os incoterms que aparecem junto aos preços servem apenas para benchmark, para visualizar as formas com as quais aquele produto entrou no Brasil naquele período, não influenciando o valor informado.

Não. A plataforma considera apenas dados oficiais, fornecidos pela Receita Federal do Brasil. Como as informações do importador não constam nesta base de dados, elas não constam na plataforma.

A única exceção ocorre quando o importador (sendo ele distribuidor de kits) importa o produto como marca própria.

Resumidamente demonstra como estão variando os preços de módulos e inversores em um determinado período.

 

O que é um Box Plot

 

O Box Plot é um método alternativo ao histograma para representar os dados. O Box Plot fornece informação sobre as seguintes características do conjunto de dados: localização, dispersão, assimetria e comprimento da cauda

 

Em um boxplot são apresentados 5 estatísticas: o mínimo, o primeiro quartil (Q1), a mediana, o terceiro quartil (Q3) e o máximo. 

 

A altura do retângulo é definida pelos quartis Q1 e Q3. Uma linha secciona o retângulo no valor da mediana (ou Q2). As semirretas ligam respectivamente os quartis Q1 e Q3 ao valor mínimo e ao máximo do conjunto de dados.

 

Confira no exemplo o Box Plot “desenhado” com as estatísticas do resumo de cinco pontos.

Figura: exemplo de box plot e as estatísticas por ele representadas.

O grande objetivo é verificar a distribuição dos dados. Assim, as conclusões que tiramos ao analisar um box plot são: centro dos dados (a média ou mediana), a amplitude dos dados (máximo – mínimo), a simetria ou assimetria do conjunto de dados.

Vamos detalhar essas interpretações:

 

O centro da distribuição é indicado pela linha da mediana, no centro do quadrado.

 

A dispersão é representada pela amplitude do gráfico, que pode ser calculada como máximo valor – mínimo valor. Quanto maior for a amplitude, maior a variação nos dados.

 

O retângulo contém 50% dos valores do conjunto de dados. A posição da linha mediana no retângulo informa sobre a assimetria da distribuição.

 

Uma distribuição simétrica teria a mediana no centro do retângulo. Se a mediana é próxima de Q1, então, os dados são positivamente assimétricos.

 

Se a mediana é próxima de Q3 os dados são negativamente assimétricos. No exemplo que você pode observar, a seguir, a distribuição dos dados é simétrica.

Fonte: https://www.escolaedti.com.br/o-que-e-um-box-plot

Os dados do Greendex são dados públicos, oriundos da Receita Federal. A Greener faz um minucioso garimpo para a obtenção, limpeza e disponibilização desses dados de forma rápida e intuitiva.

Os Preços do Greendex são os preços dos produtos registrados na Declaração de Importação. São preços antes da aplicação dos impostos. 

Não, a maior granularidade de preço de um determinado produto é de um determinado mês e determinado porto. O gráfico mostra a média.

A Greener se compromete, por contrato, a atualizar os dados até o dia 15 de cada mês subsequente (p.ex. os dados de janeiro serão atualizados até dia 15 de fevereiro). No dia de atualização nós enviamos um e-mail informando que os dados já estão disponíveis.

Em cima do gráfico temos um filtro no qual está selecionado para observarmos as marcas de 1 a 20 no ranking geral. Caso queira alterar a faixa de marcas, basta arrastar ou escrever quais são os limites de posicionamento da marca que deseja visualizar. É possível editar tanto o limite inferior quanto o limite superior.

Nós informamos por e-mail todas as atualizações retroativas feitas, especificando o volume, a marca e o mês em que os dados foram atualizados.

Não, a Greener não disponibiliza seus dados. Caso sinta falta de uma informação específica, entre em contato com [email protected] e avaliaremos incluir na plataforma em versões futuras.

Sua opinião e feedback são muito importantes para nós! Por favor, nos envie por e-mail para [email protected] para que possamos aprimorar nosso modelo de coleta de dados e também as funcionalidades de nossa plataforma.

Entre em contato: [email protected] ou (11) 98219-8225