Os 27 GW de potência solar em operação fez com que o Brasil se tornasse o oitavo país com maior capacidade de geração solar no mundo. O Estudo GD apontou que em 2022 o volume de módulos fotovoltaicos demandados pelo mercado brasileiro ultrapassou os 17 GW e os investimentos foram superiores a R$ 64 bilhões. A estimativa da Greener é que, atualmente, a quantidade de empresas integradoras fotovoltaicas ativas ultrapassa 30 mil.
Diante de um mercado com tamanha importância, investidores necessitam de dados que permitam tomadas de decisão fundamentadas em análises reais de mercado. A partir de um panorama geral que analisa variações de preços, importações, evolução da potência instalada e outros aspectos do setor fotovoltaico, o Estudo Estratégico de Geração Distribuída traz esses dados.
O Estudo é desenvolvido com base nos resultados da Pesquisa GD, respondida em sua última edição por quase 5 mil empresas integradoras fotovoltaicas. Além da participação dos integradores, o Estudo recebe o apoio das empresas de distribuição e parceiros de dados, que fornecem informações realistas e atualizadas do mercado, e principalmente dos patrocinadores, que viabilizam a execução deste trabalho.
É possível traçar um paralelo entre os dados estratégicos fornecidos pelo Estudo com a tomada de decisões baseada em evidências, um dos princípios da gestão da qualidade citados pela Norma ISO 9001. Por meio desse tipo de decisão, é possível analisar as tendências de mercado e se preparar por meio de ações preventivas a fim de reduzir ou eliminar o cenário de dúvidas.
Além disso, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 7 da Agenda 2030 possui como uma das metas reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso à pesquisa e tecnologias de energia limpa. Por sua vez, a Agência Internacional de Energia, em seu relatório “Digitalization and Energy”, traz a importância de dominar a ciência de dados para melhorar a segurança, produtividade, acessibilidade e sustentabilidade dos sistemas elétricos. O que se observa, portanto, é que a prática da pesquisa e a análise de dados são importantes aliados na transição energética.
Porém, apesar de o Estudo Estratégico de Geração Distribuída auxiliar o mercado solar fotovoltaico, o acesso a esse conteúdo de forma gratuita só é possível devido ao investimento dos patrocinadores. A atuação desses parceiros traz benefícios mútuos entre eles e o mercado, tendo em vista que, além de ajudar a impulsionar a transição energética, a empresa patrocinadora aumenta a visibilidade da marca. No primeiro mês de lançamento, a estimativa é que mais de 54 mil pessoas visualizaram o Estudo.
Atualmente, é também importante para o mercado um posicionamento mais alinhado com as metas ESG (ambientais, sociais e de governança). Ajudar a consolidar cada vez mais a geração solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira, incentivando pesquisas no ramo, é uma forma de atingir esse objetivo.
A Greener agradece às empresas que possibilitam a elaboração e divulgação dessa importante ferramenta para o mercado solar fotovoltaico!
Quer entrar para o time de patrocinadores, continuar incentivando a transição energética e expandir a visibilidade da sua marca? Entre em contato com relacionamento@greener.com.br.
A Greener agradece aos patrocinadores do Estudo