Elevada taxa de juros e cenário econômico refletem nas condições de financiamento
O último Estudo Estratégico de Geração Distribuída apontou diminuição na participação do financiamento de sistemas fotovoltaicos no segundo semestre de 2022. Se no primeiro semestre de 2022, 54% das vendas efetuadas foram apoiadas por linhas de financiamento, o percentual nos últimos seis meses caiu para 22%.
De acordo com a Pesquisa GD referente aos dados do segundo semestre de 2022, realizada com quase 5 mil empresas integradoras do setor, a elevação da taxa de juros foi o fator que mais impactou a queda do financiamento. 68% dos respondentes da Pesquisa apontaram esse fator, enquanto 32% citaram que o aumento dos critérios e regras para aprovação de crédito foi a principal motivação para a queda.
Analisando o histórico da participação do financiamento nesse mercado entre os anos de 2021 e 2022, as versões anteriores do Estudo demonstram certa estabilidade entre os dados referentes ao primeiro semestre de 2021 e de 2022. Durante esse período, o percentual de vendas financiadas variou entre 54% e 57%. Porém, a diminuição desse percentual nos dados do segundo semestre de 2022 atinge o percentual de 22%.
Para compreender a redução do número de vendas financiadas, a taxa de juros é um importante driver. Verificando o seu comportamento entre os anos de 2021 e 2022, é perceptível um aumento da Taxa Selic, a taxa básica de juros no Brasil, que saiu de 2% em janeiro de 2021 para 13,75% em janeiro de 2023.
Com o aumento da Taxa Selic em 2022, que se manteve em níveis mais altos no segundo semestre, os custos de financiamento se elevaram, reduzindo consequentemente o percentual de vendas realizadas com financiamento durante os seis últimos meses do ano.
De acordo com o Boletim Focus (Banco Central) do dia 27 de fevereiro, a previsão da Taxa Selic é de 12,75% a.a. para 2023. Nesse cenário, a tendência seria de permanência da elevada taxa de juros e menor quantidade de vendas por meio de financiamento também durante o ano de 2023.
O cenário de incertezas e expectativas vivido pelo mercado devido à troca de governo, tais como posicionamentos acerca da política fiscal pelos próximos anos, pode ser também um fator que influencie a atuação do financiador no setor solar fotovoltaico.
Por outro lado, vale lembrar que durante o todo o ano de 2022 houve ampliação da oferta de soluções para o financiamento no mercado solar fotovoltaico. 58 instituições financeiras foram citadas, indicando um aumento de 45% quando comparadas às 40 de 2021.
Além disso, ainda que as condições de financiamento se mostrem menos atrativas em 2022, 78% das empresas que participaram da Pesquisa GD apontaram ter flexibilizado suas condições de pagamento ao cliente.
Essa flexibilização é importante como forma de enfrentamento a um mercado que vem se apresentando desafiador no início de 2023. Os primeiros dois meses do ano apresentaram redução da demanda de sistemas fotovoltaicos e pontos de atenção para os investimentos podem ser destacados, tais como as recentes alterações regulatórias, o cenário de troca de governo, além da alta taxa de juros que refletem nas condições de financiamento.
Mais insights e análises Greener relacionadas aos Preços, Vendas, Mercado de Distribuição e Aspectos Regulatórios serão discutidos no Webinar Dados do Mercado Fotovoltaico GD, que ocorrerá no dia 07 de março, terça-feira, às 11h, com Márcio Takata, CEO da Greener.
Participe do Webinar ao vivo e entenda a visão Greener sobre vários aspectos da GD, permaneça atento às principais tendências do setor que impactam os investimentos e tenha a chance de tirar suas dúvidas ao vivo na sessão de Perguntas e Respostas ao final do webinar.
Referências:
Greener. Estudo Estratégico de Geração Distribuída. Disponível em: https://www.greener.com.br/. Acesso em: 28 fev. 2023.
InfoMoney. Boletim Focus: projeção de inflação mantém tendência de alta em 2023, 2025 e 2026; estimativa de PIB para este ano sobe. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/economia/boletim-focus-projecao-de-inflacao-mantem-tendencia-de-alta-em-2023-2025-e-2026-estimativa-de-pib-para-este-ano-sobe/. Acesso em: 28 fev. 2023.