Mercado de Armazenamento de Energia no Brasil

Apesar da ausência de regulação específica, aplicações comerciais de armazenamento de energia em baterias já estão em operação no Brasil.

A Greener lançou recentemente mais um episódio de GreenerTalks. No novo podcast, nosso convidado e parceiro Markus Vlasits, CEO da NewCharge Energy conversou com  Marcio Takata, CEO da Greener, sobre o potencial do mercado de armazenamento eletroquímico de energia no Brasil. Dentre os tópicos conversados destacam-se:

  • As razões que impulsionam o crescimento das tecnologias de armazenamento no Brasil e no mundo;
  • Tipos de aplicações e seus potenciais beneficiários;
  • Status do setor no Brasil, dentre outros pontos relevantes.

Segundo o convidado, dentre os vários motivos que impulsionam o desenvolvimento das aplicações de armazenamento, a forte redução de preço da tecnologia de íon de lítio e o crescimento das fontes intermitentes de energia (solar e eólica) merecem destaque. 

Antes conhecida entre aqueles desconectados da rede de energia, as baterias também podem oferecer benefícios aos usuários conectados à rede, além de beneficiar as próprias distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia. Aplicações conectadas à rede e destinadas ao consumidor de energia são chamadas de “atrás do medidor”. Aquelas destinadas às distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia são chamadas de “à frente do medidor”. Entre os serviços prestados pelo sistema de armazenamento, citam-se a redução de consumo de energia nos horários de ponta, a redução da demanda contratada, bem como o aumento da confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia. Segundo Markus V., consumidores de energia com tarifa de tipo A4 verde em algumas concessionárias já apresentam retorno financeiro atrativo caso optem por instalar sistemas de armazenamento de energia. 

Markus também destaca que no Brasil não há regulação específica para o uso desses sistemas, mas instituições como o Ministério de Minas e Energia e a ANEEL têm buscado desenvolver projetos de pesquisa, discussões públicas dentre outros debates a respeito desse tema para implementar as regulações da forma mais transparente e eficiente possível. Além disso, o convidado também afirma que já existem projetos comerciais de aplicação atrás de medidor em operação no Brasil.

Escute o Podcast na íntegra agora mesmo. Para conferir nossos outros Podcasts, siga o Greener Talks no Spotify ou inscreva-se em nosso canal do youtube

Clique no botão abaixo para fazer download do Material Complementar preparado em conjunto pela Greener e pela NewCharge, com mais informações sobre o potencial que esse mercado possui no Brasil.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar