Alta concorrência e financiamento são os principais desafios relatados pelo integrador na nova edição do Estudo Estratégico de Geração Distribuída
O volume de orçamentos realizados por integradores para o cliente final sofreu queda no 1º semestre de 2023. Se no mesmo período de 2022 a média mensal era de 42 orçamentos, nos primeiros seis meses de 2023 esse número caiu para 32.
O gráfico abaixo aponta um aumento no percentual de empresas que registraram uma quantidade menor de orçamentos no 1º semestre deste ano quando comparado ao ano anterior. 60% das empresas de integração respondentes da última Pesquisa GD informaram ter realizado até 50 orçamentos entre janeiro e junho de 2023.
A queda mais significativa ocorreu no intervalo entre 101 e 500 orçamentos. Nos primeiros seis meses de 2022, 33% das empresas afirmaram ter realizado o total de orçamentos dentro dessa faixa. Já em 2023, esse percentual caiu para 19%. Tais resultados indicam uma redução da procura por sistemas fotovoltaicos por parte do cliente final.
A média mensal de orçamentos também varia de acordo com o tempo de atuação dessas empresas. As mais novas no mercado, com menos de 2 anos, possuem uma média de 16 orçamentos por mês. Empresas mais experientes, que atuam há mais de 2 anos, mostram uma consolidação maior no setor e realizam 36 orçamentos por mês, em média.
Desafios na etapa de vendas
Com relação aos desafios encontrados pelo integrador no momento de conversão das vendas, além da concorrência, questões de financiamento seguem como os principais fatores de não conversão. 35% das empresas afirmaram enfrentar dificuldades na aprovação de crédito, um reflexo da situação econômica do país de altos juros e inadimplência.
Além desses fatores, quais outros dificultam as vendas de sistemas fotovoltaicos para o cliente final? Como o mercado de GD se comportou diante desses desafios? O que é possível inferir com relação ao comportamento dos preços no 1º semestre de 2023?
Essas informações e muitas outras estarão presentes no mais novo Estudo Estratégico de Geração Distribuída, que será lançado amanhã, 14 de setembro. Clique no banner abaixo, inscreva-se e receba em primeira mão o Estudo completo de forma gratuita.
Participe da Imersão GD, o evento da Greener de lançamento do Estudo GD!
No intuito de melhor explorar os resultados do Estudo com os especialistas da Greener e do setor, a Imersão GD ocorrerá no Cubo Itaú, em São Paulo, no dia 20 de setembro às 14h.
O evento contará com a presença de experts no ramo de negócios, vendas e regulação para discutir o atual mercado de Geração Distribuída e pensar em estratégias para impulsionar o setor. Cenários de financiamento, atratividade da GD, preços e características de consumo são apenas alguns dos temas que serão abordados.
Não perca a chance de ter em primeira mão uma análise estratégica do Estudo GD e de um momento de networking no Happy Hour com importantes players do setor. Clique no banner abaixo para maiores informações. Esperamos você lá!