A expectativa é de equilíbrio entre oferta e demanda nos próximos meses e redução dos preços de equipamentos, apesar da recente volatilidade.
O preço das commodities que compõem os sistemas fotovoltaicos é um fator de alta relevância no mercado. A variação nos preços de elementos como o polissilício e o aço influencia diretamente os custos de investimento (CAPEX) nestes sistemas e, consequentemente, suas atratividades.
Polissilício
O silício, matéria-prima do polissilício, possui valor que representa cerca de 60% do custo de módulos fotovoltaicos. Acompanhar a variação deste componente é, portanto, essencial para entender o comportamento de preços dos módulos e as tendências do mercado solar fotovoltaico.
Após um primeiro semestre de 2022 em alta devido, principalmente, à elevada demanda do mercado pelo insumo, com variação de 21% entre os meses de janeiro e julho, o preço do polissilício sofreu queda no segundo semestre de 2022. Essa redução do valor pôde ser observada principalmente entre os meses de novembro e dezembro, com redução de 53%, atingindo valor de U$17/kg no início de 2023. Novas fábricas de polissilício aumentaram a capacidade produtiva em 2022, o que expandiu a oferta e influenciou a queda do preço.
Porém, o que se observa no início de 2023 é a retomada de preços mais altos do insumo, demonstrando volatilidade em um cenário de curto prazo. Após o Ano Novo Chinês, o aumento da produção de wafers e da demanda pelo silício fez com que o valor atingisse o patamar de US$30,17/kg em 15 de fevereiro.
Aço
O aço possui grande importância na composição dos custos dos trackers, estruturas que seguem a posição do sol, presentes principalmente nas usinas solares de grande porte. Em 2021, o preço do aço sofreu forte aumento devido à oferta reduzida. Já em 2022, devido à diminuição na intensidade global da indústria e na atividade de construção, o preço diminuiu até meados de setembro, atingindo CNY 3.797,00/ton.
Após nova queda em novembro, esse preço voltou a subir ao fim de 2022 e início de 2023. O fim da política Covid zero na China e grandes iniciativas para estimular a atividade de construção devem aumentar a demanda por esse insumo. Do lado da oferta, no Brasil, a Vale informou queda na produção de minério de ferro ao final de janeiro. Dessa forma, o valor do aço em 16 de fevereiro atingiu CNY 4.082,00/ton.
Mercado espera preços mais baixos, apesar da volatilidade atual
Apesar da alta repentina, analistas afirmam que as oscilações atuais não devem afetar a tendência de preços durante o restante do ano. Espera-se que a oferta e a demanda de materiais de polissilício sejam relativamente equilibradas no primeiro trimestre e que durante o ano de 2023 os preços da cadeia da indústria fotovoltaica diminuam, principalmente no caso de células, wafers e módulos.
A redução nos custos de matérias-primas e seu reflexo nos preços dos equipamentos fotovoltaicos podem ser um contraponto à mudança nos critérios de compensação dos créditos de energia nos sistemas de Geração Distribuída trazida pela Lei nº 14.300/2022.
Para que o mercado saiba se posicionar e se preparar diante das tendências para o ano de 2023, o Estudo Estratégico de Geração Distribuída fornece dados consolidados acerca dos preços dos kits fotovoltaicos, a participação do financiamento em projetos fotovoltaicos, as atualizações regulatórias e os seus impactos nos investimentos, além de outras informações que norteiam os players do setor. A mais nova versão do Estudo GD será disponibilizada já na semana que vem. Acesse o link a seguir e receba-o em primeira mão:
Referências:
Benreuter Research. Polysilicon Price Trend. Disponível em: https://www.bernreuter.com/polysilicon/price-trend/. Acesso em: 14 fev. 2023.
Greener. Estudo Estratégico de Geração Distribuída. Disponível em: https://www.greener.com.br/. Acesso em: 16 fev. 2023.
PV Tech. PV Price Watch: Silicon material prices up 11%, market becomes more active. Disponível em: https://www.pv-tech.org/pv-price-watch-silicon-material-prices-up-11-market-becomes-more-active/. Acesso em: 14 fev. 2023.
Trading Economics. Steel. Disponível em: https://tradingeconomics.com/commodity/steel. Acesso em: 14 fev. 2023.