ESTUDO ESTRATÉGICO
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
MERCADO FOTOVOLTAICO
2º SEMESTRE DE 2020
Mais de 1500 integradores de energia, 30 distribuidores e 260 proprietários de sistemas fotovoltaicos foram entrevistados entre novembro de 2020 e janeiro de 2021 para compor o mais recente “Estudo Estratégico de Geração Distribuída – Mercado Fotovoltaico”.
DESTAQUES DO ESTUDO
Volume de sistemas fotovoltaicos conectados à rede
- A potência instalada em 2020 foi 60% superior ao instalado em 2019. Apesar disso, foi o ano com menor taxa de crescimento desde a aprovação da RN 482, possivelmente por reflexo da pandemia.
Módulos fotovoltaicos – Volume importado [MW]
Geração Distribuída e Geração Centralizada
Apesar da tendência de queda no volume importado no primeiro e no segundo trimestre de 2020, houve uma recuperação a partir do terceiro trimestre, se mantendo até o último. Em termos cumulativos, o ano de 2020 superou em 15% o ano de 2019.
Inversores fotovoltaicos – Volume importado [MW]
Geração Distribuída e Geração Centralizada
Para inversores, a tendência de queda se estendeu até o terceiro trimestre do ano, porém houve forte recuperação no último. Em relação ao ano anterior, 2020 obteve crescimento de 41%.
DISTRIBUIDORES
Onde pretende investir em 2021?
- Além da geração de empregos, um outro ponto de destaque refere-se a plataformas digitais, que serão desenvolvidas por 60% das distribuidoras entrevistadas, o que vai em linha com as necessidades dos integradores: 42% deles afirmaram que as plataformas desenvolvidas pelos distribuidores os ajudaram a serem mais eficientes em seus negócios.
CONSUMIDORES
88% dos consumidores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com seus sistemas fotovoltaicos.
PANDEMIA
34% das empresas apresentam volume de negócios superior ao período pré-pandemia, porém 14% ainda estão sofrendo seus efeitos