Redução do Consumo no Horário de Ponta – Aplicações no Brasil

Sistemas de Armazenamento de Energia podem ser grandes aliados na redução de custos com energia elétrica de diversos consumidores.

Devido à elevada diferença que algumas distribuidoras de energia possuem entre o preço da energia na Ponta e na Fora Ponta, um sistema de bateria pode ser altamente atrativo para gerenciar esse consumo e reduzir custos.

Consumidores com baixa capacidade de gestão da carga podem armazenar energia no horário fora de ponta, quando está mais barata, e consumir no horário de ponta pela bateria, quando o preço está mais caro.

Veja como funciona pelo gráfico abaixo:

  No horário fora de ponta, durante o período de 4h às 9h, as baterias são carregadas.

  Durante o período de ponta, das 17h às 20h, descarrega-se as baterias em vez de comprar da rede.

– A linha contínua azul apresenta a curva de carga sem armazenamento, enquanto a linha pontilhada laranja apresenta a nova curva.

 Quanto maior a diferença entre os preços do horário ponta e fora ponta, maior a economia que se pode obter.

O Projeto Vale, o maior projeto de Sistema de Armazenamento do Brasil, irá utilizar dessa estratégia para reduzir os custos de operações da empresa Vale. 

Para saber quais distribuidoras com maior diferença entre os preços da energia na Ponta e Fora Ponta acesse o Estudo Estratégico do Mercado de Armazenamento pelo botão abaixo. Lá você também vai poder conferir mais informações sobre o Projeto Vale e aprender ainda mais sobre Baterias e o Mercado de Armazenamento de Energia. Baixe agora! 

Patrocínio Diamond:

Patrocínio Gold:

Veja também: