Estudo Estratégico
Geração Distribuída
Mercado Fotovoltaico 2021
Estudo Estratégico
Geração Distribuída
Mercado Fotovoltaico 2021
Todo ano elaboramos o Estudo Estratégico de Geração Distribuída. O objetivo deste estudo é mostrar a realidade do mercado, de forma que seja um guia para auxiliar na estratégia de todas as empresas do setor.
Para isto, contamos com a colaboração de milhares de integradores, que dedicam seu tempo para responder nosso questionário; de distribuidores que dedicam seu tempo para nos darem referência de preços de seus kits; de todas as empresas de maneira geral (fabricantes, distribuidores, prestadores de serviços) que dedicam seu tempo para compartilhar nosso questionário e incentivar o engajamento de suas bases, além de nos passarem referências e compartilharem conosco seu conhecimento; e dos patrocinadores, que fazem com que a execução deste trabalho seja possível.
Este é um estudo feito pelo mercado para o mercado. O nosso papel é apenas coletar, concentrar e validar as informações que toda a cadeia nos fornece com a melhor das intenções, uma vez que todos temos o mesmo objetivo, que é ajudar o mercado a crescer numa direção saudável.
Pesquisa GD com Integradores FV
A Greener elaborou sua tradicional Pesquisa de Mercado entrevistando 3.767 empresas Integradoras no período de 14 de dezembro de 2021 a 17 de janeiro de 2022. A pesquisa contou com uma amostra de empresas de todo o país, de todos os portes e idades, obtendo assim uma ampla diversidade do mercado de integração fotovoltaica.
Preços Sistemas FV 4 kWp (R$/Wp)
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Payback médio por estado
Residencial (em anos)
Vendas
Volume de Vendas em 2021
Porte mais comercializado pela empresa
Residencial: até 7,99 kWp
Small Comercial: de 8 a 74,99 kWp
Grande Porte: 75 kWp a 5 MWp
Volume importado de Módulos e Inversores
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Dados da ANEEL
Número [acumulado] de instalações fotovoltaicas conectadas à rede até 2021
Volume acumulado conectado à rede até 2021
Volume adicionado em 2021
Cadeia de Valor – Geração Distribuída
Fabricação >>
Distribuição >>
Integração >>
Consumo >>
Desativação.
A cadeia de valor abrange as atividades realizadas por um conjunto de empresas e organizações a fim de entregar um sistema fotovoltaico ao consumidor, considerando os estágios de fabricação, distribuição, integração, aquisição do sistema FV e desativação do sistema ao final da vida útil. Para cada estágio, existem players diretamente relacionados à execução das atividades, além de players que atuam de forma indireta no setor.
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Confira mais de 100 páginas de análises aprofundadas do Mercado Fotovoltaico na Geração Distribuída acessando o Estudo completo.
Saiba mais:
- Cadeia de Valor:
- Estrutura de Custos de Módulos e Inversores
- Dinâmica internacional: alumínio, cobre e aço
- Custos de Importanção e Frete Internacional
- Cadeia de Suprimentos:
- Importação de Módulos e Inversores
- Portes, Tecnologias e Marcas
- Top of Minds
- Distribuidores e Fabricantes
- Empreendimentos GD
- Evolução da GD no Brasil
- Integradores
- Eficiencia comercial, de marketing e meios de pagamento
- Preços de Sistemas Fotovoltaicos
- Pequeno, médio e grande porte
- Com e sem Microinversores
- Por Macrorregião e Estado
- Payback por estado
- Consumidor final
- Perfil do cliente final
- Fatores de decição
- Principais reclamações
- Armazenamento de Energia
- Aplicações no Brasil
- Contexto regulatório
- Regras de Transição
A Greener agradece a todos os patrociandores!