Estudo Estratégico de Geração Distribuída: Mercado Fotovoltaico no 1º semestre de 2020

Confira alguns destaques do Estudo:

1.Estabilidade dos preços de sistemas Fotovoltaicos para o cliente final. Apesar do impacto cambial, distribuidores e integradores não repassam os custos integralmente.

 Por se tratar de um mercado com forte componente cambial, era esperada uma importante elevação dos custos de equipamentos, em decorrência da alta da moeda americana. Entretanto, foi possível notar um baixo impacto nos preços ao cliente final. Ao que tudo indica, as cadeias de distribuição e de integração estão absorvendo os custos, ajustando suas margens em cenário desafiador de vendas.

2.Covid-19: marketing e vendas são considerados os itens mais relevantes para se preparar para a retomada, mas a disponibilidade de caixa preocupa.

  Diversas ações estão sendo tomadas com a finalidade de possibilitar que as empresas possam atravessar a crise com o menor impacto possível. O aprimoramento do marketing e vendas foi considerado o fator mais relevante para esta questão.

3.Grandes usinas GD: 915 MW estão em construção ou já em operação.

 Nosso mapeamento junto aos grandes empreendimentos da Geração Distribuída indicaram que há ao menos 915 MW de empreendimentos em operação ou fase de construção. Além disso, há ainda 1,5 GW em fase de desenvolvimento, boa parte dos quais se encontram prontos para construção ou já contratados pelos consumidores finais.

Confira a Versão Completa do Estudo

Acesse todos os gráficos e análises.

Nosso agradecimento aos patrocinadores, que tornaram possível a execução deste estudo.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar