Segundo mapeamento da Greener, o montante superou 2 GWp no período.
O 1º semestre de 2023 apresentou aumento de 57% no montante transacionado entre fusões e aquisições anunciadas publicamente no mercado fotovoltaico. Segundo mapeamento de transações realizado pela Greener, o período contou com 2,05 GWp transacionados. No mesmo período do ano passado o valor foi de 1,3 GWp.
Esse aumento contrasta com a redução no número de transações. O número mapeado foi 11% menor no 1º semestre de 2023 comparado com o mesmo período do ano passado.
Movimentação do mercado entre 2022 e 2023: características gerais
Ao longo de 2022, foram mapeadas 23 transações anunciadas, das quais 13 relativas às usinas fotovoltaicas e portfólios de Geração Centralizada (GC) e Distribuída (GD), além de 10 aquisições de empresas de geração solar e distribuição.
Em 2023, até o mês de julho, foram mapeadas 12 transações, das quais 4 ocorreram exclusivamente durante este último mês. Do total, foram 6 aquisições de empresas e a outra metade correspondente às usinas e portfólios de GC e GD.
No ano passado, a potência total mapeada das usinas transacionadas foi de 2,3 GWp. A maior parte delas se localizava no Sudeste, representando 62%, e Nordeste, com 38%.
Por sua vez, até julho de 2023, há um mapeamento de potência total transacionada de 2 GWp. 67% dessa potência transacionada no mapeamento ocorre no Sudeste e 33% no Nordeste.
Com relação à fase dos empreendimentos transacionados, os ativos operacionais foram responsáveis por 61% das transações em 2022. Durante 2023, até o mês de julho, essa porcentagem aumentou para 83%, apontando um maior foco nas usinas em operação frente aos empreendimentos que ainda estão em construção ou que ainda não iniciaram as obras.
Com o cenário desafiador de baixos preços de energia, de prazos regulatórios que exigem maior alinhamento entre os responsáveis pelo projeto e da dificuldade no acesso à transmissão para o escoamento da geração, muitos investidores buscam empreendimentos sem riscos de construção e conexão associados.
Além disso, ativos operacionais possuem históricos de geração de energia que permitem avaliar suas performances. Tendo em vista que as usinas podem apresentar obstáculos ao performar, o investimento em empreendimentos em operação com tais históricos pode minimizar esse risco.
Visite o Portal de Transações da Greener e tenha acesso a mais informações
A Greener possui agora o seu Portal de Transações, desenvolvido pelo Time de Negócios e de Inteligência de Mercado. Assim, especialistas capacitados e experientes orientarão o setor no âmbito das transações do mercado de geração solar.
Para obter o mapeamento completo dessas movimentações, acesse o Portal clicando aqui. O portal disponibilizará também um boletim trimestral que irá resumir as principais fusões e aquisições em períodos específicos.
Acesse o Portal para se manter atualizado e conte com a Greener para divulgar as transações e fortalecer essa fonte de informações do mercado fotovoltaico.