Apesar do cenário desafiador de vendas no início do ano, preço do insumo pode ser aliado no aquecimento do mercado
Recentemente, atingimos o número de 300 mil sistemas de Geração Distribuída instalados em 2023. Foram mais de 3,4 GW de potência instalada até a metade de junho, que se uniram ao total de 1,97 milhão de sistemas e mais de 21,4 GW.
Apesar da quantidade de sistemas instalados no ano, o Greener Insight “Como as vendas de sistemas fotovoltaicos vêm se comportando no início de 2023?” apontou o momento desafiador enfrentado pelo mercado, que passou por uma retração nas vendas durante os primeiros meses.
Grande parte dos mais de 300 mil sistemas conectados em 2023 foi, então, oriundo de solicitações de acesso protocoladas ainda em 2022 por consumidores que buscavam ser abarcados pelo direito adquirido, com uma compensação de créditos mais benéfica.
Por outro lado, apesar da dificuldade na busca de novos negócios, o recente comportamento de preços do polissilício pode indicar uma possibilidade de queda no valor de kits fotovoltaicos e consequentemente auxiliar a recuperação de vendas no setor de integração.
A queda de preço do polissilício e a relação com o mercado
O início do ano de 2023 trouxe uma retomada de preços mais altos do polissilício. Assim como indicou o Greener Insight “O comportamento de preços do polissilício em 2023”, após queda durante o segundo semestre de 2022, os preços voltaram a subir após o Ano Novo Chinês, com uma alta demanda pelo silício, atingindo patamares de US$30,80/kg na metade de fevereiro.
Porém, o que se percebe desde esse período é uma queda que culminou em valores próximos a US$12,62/kg na primeira semana de junho, uma redução de 58% quando comparado ao pico de fevereiro. A queda foi ainda mais significativa entre os meses de maio e junho, assim como ilustra o gráfico a seguir.
Essa queda de preços ao longo do ano era prevista por especialistas ainda no início de 2023. A previsão se confirmou com o excesso de oferta de silício policristalino a partir do aumento da capacidade produtiva na China e consequente alto nível de estoque.
De acordo com o Estudo Estratégico de Geração Distribuída, o valor do silício, matéria-prima do polissilício, é responsável por cerca de 60% do custo de módulos fotovoltaicos. Por sua vez, os módulos representam em torno de 38% a 50% do preço final de um sistema fotovoltaico. Dessa forma, a queda no valor desse insumo pode ser significativa para uma redução no preço desses sistemas no médio prazo.
Ademais, o valor do frete dos navios que fazem rotas asiáticas está em queda, voltando aos patamares prévios à pandemia. Todos esses fatores somados, além da possibilidade de estoque dos distribuidores de equipamentos, podem reduzir o preço final dos kits fotovoltaicos e auxiliar uma possível recuperação do mercado.
A recuperação dependerá também do acesso ao crédito por parte dos consumidores que desejam instalar sistemas de mini e microgeração distribuída. De acordo com a pesquisa feita entre integradores no Greener Insight “Como as vendas de sistemas fotovoltaicos vêm se comportando no início de 2023?”, critérios mais rígidos na liberação de créditos por parte dos bancos foi um dos motivos responsáveis pela não efetivação da compra do sistema fotovoltaico por consumidores finais.
E qual a expectativa para o segundo semestre? Fique atento ao lançamento da Pesquisa GD
Sabe-se que a retomada das vendas no mercado fotovoltaico depende de um conjunto de fatores, principalmente, macroeconômicos. Menores índices de inadimplência podem motivar bancos a facilitarem financiamentos solares e menores taxas de juros podem tornar tais financiamentos mais atrativos aos consumidores. Esses índices, porém, continuam elevados.
Mas, além disso, o preço de sistemas fotovoltaicos é elemento fundamental para nortear o comportamento desse mercado. A tendência, com a queda de preço do principal insumo para a produção de módulos, é de diminuição dos valores desses sistemas. Porém, a visão de quem atua diretamente com as vendas é essencial para informações mais realistas.
Nesse sentido, a Greener convida o mercado integrador a ficar atento ao lançamento da Pesquisa GD no começo de julho. De acordo com as diferentes faixas de potência, quais os preços dos kits fotovoltaicos definidos pela sua empresa? Como foi o comportamento do mercado durante o primeiro semestre de 2023 e quais as expectativas para o segundo?
Sua participação é fundamental para compreendermos a evolução do mercado de Geração Distribuída no país com relação aos preços, vendas, expectativas, tendências e desafios de acordo com a atual situação regulatória e econômica do setor.