Em um setor em constante transformação, quais inovações e tendências auxiliam a venda de equipamentos no mercado solar?
A energia solar fotovoltaica é uma das fontes de energia renovável que mais cresce no mundo e atingiu, em 2022, o marco histórico de exceder a capacidade instalada global de 1 TW.
No Brasil, a capacidade de energia solar instalada já ultrapassa 32 GW, impulsionada pela demanda por alternativas limpas e sustentáveis. Atualmente, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), enquanto a Geração Distribuída (GD) é responsável por 22,5 GW, grandes usinas centralizadas já instalam mais de 9,6 GW no sistema.
Demanda por equipamentos no mercado fotovoltaico
O crescimento da capacidade de energia solar fotovoltaica foi significativo nos últimos anos, com perspectivas promissoras para o futuro na visão global. Dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) apontam que a capacidade global instalada dessa fonte tem projeção de aumento de quase oito vezes até 2030 em relação à capacidade de 2020, alcançando mais de 5,4 TW.
Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), com as fontes de energia renováveis previstas para representar aproximadamente 90% do investimento total em geração de eletricidade em 2023, a energia solar fotovoltaica desponta como a grande protagonista.
À medida em que a demanda por sistemas fotovoltaicos cresce em todo o mundo, as empresas de distribuição de equipamentos desempenham um papel fundamental dentro da cadeia de valor, fornecendo os componentes necessários para a implantação de sistemas solares.
No Brasil, após integradores apontarem retração nas vendas nos primeiros meses de 2023, o mercado vê a possibilidade de recuperação diante de uma queda no preço da principal matéria-prima na fabricação de módulos fotovoltaicos e consequente redução de preços dos kits fotovoltaicos.
Além disso, após recente decisão do governo da inclusão de sistemas fotovoltaicos no programa habitacional Minha Casa Minha Vida por meio da Lei nº 14.620/2023, o mercado espera atender mais 2 milhões de unidades consumidoras (UC) devido ao programa, o que dobraria a quantidade de UCs que possuem sistemas de GD instalados.
Neste cenário, os players de distribuição de equipamentos têm a oportunidade de capitalizar esse crescimento, fornecendo os produtos necessários para atender à demanda crescente. A evolução tecnológica é muito importante nesse processo, possibilitando aos distribuidores aprimorarem suas operações, expandirem seus mercados e fornecerem soluções cada vez mais eficientes e personalizadas para seus clientes.
Além disso, para que distribuidores tomem decisões mais assertivas, acompanhar o comportamento do mercado por meio de dados é essencial. Nesse sentido, a Pesquisa GD desenvolvida pela Greener também possui espaço para a participação dessa parte da cadeia. Empresas de distribuição de equipamentos fotovoltaicos podem responder a pesquisa clicando aqui.
Diversificação de produtos
A diversificação de produtos no segmento de distribuição de equipamentos fotovoltaicos é uma estratégia essencial para acompanhar as demandas do mercado e garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio a longo prazo.
Ao ampliar o portfólio de produtos oferecidos, as empresas se tornam mais resilientes às flutuações do mercado, permitindo atender a diferentes segmentos e necessidades específicas de seus clientes.
Nos próximos anos, algumas das tendências no setor de energia solar fotovoltaica para o Brasil incluem equipamentos para mobilidade elétrica, sistemas de armazenamento por baterias e aprimoramento da eficiência energética.
Dado o exposto, para se destacar nesse mercado em expansão, é interessante que as empresas ofereçam produtos relacionados como estações de carregamento e sistemas de gestão de energia para frotas de veículos, baterias, tecnologias de automação residencial e industrial, além de sistemas de gerenciamento inteligente.
Além disso, a diversificação dos produtos consiste em acompanhar a evolução dos equipamentos já existentes. Nesse contexto, diversos estudos estão em andamento para aprimorar a eficiência dos módulos fotovoltaicos e desenvolver novas tecnologias, como módulos fotovoltaicos de película fina, células solares de terceira geração, orgânicas e de perovskita.
Essa abordagem permite que a empresa esteja atualizada com as inovações, ofereça soluções cada vez mais avançadas aos clientes e se destaque frente à concorrência.
Evolução tecnológica como forma de agregar valor aos produtos
O avanço tecnológico também transforma a indústria de distribuição de equipamentos fotovoltaicos e algumas tendências podem ser destacadas nesse cenário, tais como Blockchain, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Além disso, plataformas como a Greendex podem auxiliar em melhores tomadas de decisão de acordo com monitoramento de preços de mercado.
Blockchain
O Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído e imutável, onde os dados são armazenados em blocos encadeados, garantindo segurança e confiabilidade por meio de criptografia.
Uma aplicação altamente atrativa do blockchain para os distribuidores de equipamentos fotovoltaicos é a possibilidade de rastrear todo o processo de aquisição, produção, transporte, armazenagem e entrega de mercadorias de forma consistente e à prova de violação.
Com o uso do blockchain, os distribuidores podem criar um registro transparente e imutável de cada etapa da cadeia de suprimentos, o que ajuda a garantir a autenticidade dos produtos, rastrear a procedência e verificar a qualidade. Além disso, a descentralização e a segurança do blockchain proporcionam maior confiança entre as partes envolvidas, reduzindo a necessidade de intermediários e a possibilidade de fraudes.
Ademais, com o uso dessa tecnologia torna-se possível incluir contratos inteligentes nas transações. Esses contratos são programas autoexecutáveis que definem regras e condições para as transferências de ativos, termos de pagamento e até mesmo seguros associados às transações.
Internet das Coisas (IoT)
A IoT consiste na interconexão de objetos físicos à Internet. Na cadeia de suprimentos, essa tecnologia pode desempenhar um papel essencial ao automatizar o gerenciamento de mercadorias armazenadas, proporcionando uma série de benefícios significativos.
Um exemplo prático da aplicação da IoT na gestão de estoques das distribuidoras é o uso de etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) para rastrear ativos armazenados. Ao atribuir etiquetas RFID aos módulos fotovoltaicos e inversores, por exemplo, é possível automatizar os registros de entrada e saída, agilizando o processo de triagem e contagem. Isso resulta em uma gestão de estoque mais ágil, precisa e segura.
Além disso, todos os players da cadeia de valor também devem estar atentos à aplicação da IoT no setor elétrico. Smart grids, medidores inteligentes e produtos com funcionalidades que permitem uma melhor gestão e eficiência energética exigirão do mercado equipamentos atualizados e com alta conectividade.
Inteligência Artificial (IA)
A IA é uma inovação que permite que os computadores funcionem de forma análoga à inteligência humana, permitindo-os aprender e tomar decisões de forma autônoma baseadas em um treinamento com dados digitais.
Com essa tomada de decisões baseada em dados e padrões, a IA também contribui para a prevenção de problemas logísticos, como atrasos, extravios e erros de roteirização. Isso resulta em uma experiência mais positiva para as partes da cadeia de valor que dependem da distribuidora, aumentando a satisfação e fidelidade à marca.
Outro aspecto relevante é que, ao utilizar os padrões da IA e liberar os profissionais de tarefas operacionais repetitivas, eles podem se concentrar em atividades estratégicas e de maior valor agregado. Isso melhora a produtividade da equipe e estimula a inovação.
Greendex e o auxílio na tomada de decisões
A Greendex é um exemplo de tecnologia no setor solar que pode beneficiar diferentes players do setor. A plataforma oferece ferramentas para monitorar os preços dos kits fotovoltaicos, permitindo que as empresas acompanhem as flutuações do mercado e tomem decisões informadas sobre preços e estoque.
A ferramenta utiliza tecnologia de ponta para obter os preços por meio de pesquisas da Greener. As informações são atualizadas semestralmente e proporcionam um alto nível de precisão e confiabilidade. Além disso, a tecnologia é aprimorada constantemente e visa oferecer a melhor experiência aos usuários. Clique abaixo e conheça a plataforma:
Com o acesso às informações atualizadas sobre os preços dos equipamentos solares, as empresas podem otimizar suas estratégias de precificação e estoque, garantindo uma posição competitiva no mercado.
Portanto, diante de um mercado que visa recuperação e vislumbra cada vez mais evoluções nas relações com o consumidor final, estar munido com as ferramentas adequadas e de maior eficiência, além de atentar-se às inovações tecnológicas é fundamental para todos os players da cadeia de valor, principalmente para os distribuidores de equipamentos.