Transações
Newave Energia adquire participação em empresa braço da Matrix
A Newave realizou a compra de participação na Bismut Comercializadora, atualmente detida pela Matrix Energy Participações. A operação foi aprovada, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).A transação consistiu na proposta de subscrição, pela Newave, de novas ações do capital social da Bismut. A subscrição no montante de 5% da participação se dará por meio de contratos de longo prazo no mercado livre (PPAs), detidos pela Newave.Ao Cade, a Newave, disse que o movimento faz parte de sua estratégia de crescimento. Para a Matrix, a operação foi justificada como uma oportunidade de expansão das suas atividades e da sua carteira de clientes.
Hydro Rein adquire participação em complexo solar da Atlas Renewable Energy
A Hydro Rein adquiriu a participação de 20% no complexo solar Vista Alegre, de titularidade da Atlas Renewable Energy. O empreendimento, localizado em Minas Gerais, possui 902 MWp de capacidade instalada e já está em operação.A Hydro Rein, que atua no desenvolvimento, operação e otimização de ativos de energia, já colaborava com o projeto desde 2021. Com a transação, a empresa passa a ser acionista minoritária do complexo. A Atlas Renewable Energy, também desenvolvedora, destacou o compromisso da Hydro Rein em fornecer energia limpa e construir parcerias estratégicas para impulsionar a transição energética global.
WEG adquire Reivax e suas subsidiárias
A aquisição da Reivax e de suas subsidiárias pela WEG foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 30 de janeiro 2025 e não teve valores divulgados.A WEG, fabricante de diversos equipamentos no setor de energia, destacou que a operação é uma chance de expansão de suas soluções de automação e controle, uma vez que a empresa atualmente não possui oferta desses sistemas para o setor de energia.A Reivax, fundada em 1987 em Santa Catarina, é uma empresa atuante no mercado de sistemas de controle em geração de energia, com atuação nos segmentos hidrelétrico, fotovoltaico, eólico, termelétrico, subestações e industrial.Para a companhia, a operação representa uma oportunidade de “perpetuação dos negócios”, ao mesmo tempo que permite adicionar maior capacidade de concorrência frente às suas rivais multinacionais.
Electra adquire parcela da Enliv
O Grupo Electra firmou Contrato de Compra e Venda de Ações com os fundadores da Enliv Energia, do Grupo ON. O negócio ocorrerá em duas etapas. Primeiro, a Electra fará um aporte de 80% de participação na Enliv. Já a aquisição dos 20% restantes ocorrerá após 5 anos. Nenhumas das duas compras teve valores divulgados.A Electra, uma comercializadora de energia, marca com a operação, sua entrada no segmento de baixa tensão por meio das operações na área de Geração Distribuída (GD) que a adquirida possui.Já a startup Enliv Energia, comercializadora focada em clientes de geração distribuída em baixa tensão, possui mais de 800 clientes, um volume de 1,2 milhões de kWh transacionados em dezembro de 2024 e um faturamento superior a R$5 milhões em 2024.
Dow adquire participação em solares da Atlas
A Dow Brasil comprou ações ordinárias da Atlas Renewable Energy em três usinas solares, visando usufruir dos benefícios da autoprodução por equiparação. A operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sem restrições.
Os projetos fotovoltaicos da aquisição são as UFVs Lar do Sol IV, V e VI, que somam uma capacidade instalada total de 297 MWp e já operacionais no estado de Minas Gerais.A Dow Brasil, uma empresa de embalagens e plásticos especiais, informou que a compra representará uma oportunidade de aumentar a sua geração de energia elétrica de forma integrada à cadeia produtiva, garantindo uma fonte de energia estável e sustentável para suas demais atividades.
Já a desenvolvedora Atlas, declarou que a operação é uma boa oportunidade de agregar valor aos negócios e acionistas.
Ludfor unifica empresas de geração distribuída e varejo
A Ludfor unificou os braços de comercialização com geração distribuída (GD) para serem oferecidos de forma conjunta. Com a mudança, a Viva Energia passa a integrar a Simplifica, vertical focada em varejo.
Segundo o diretor executivo da Ludfor, a fusão dessas operações tem como objetivo proporcionar soluções mais completas, acessíveis e sustentáveis.
A Simplifica atua na comercialização de energia, enquanto a Viva Energia, que adquiriu a Aika Energia no último trimestre, opera no segmento de geração de energia.
Pontal Energy adquire empresas do grupo RZK Energia
A aquisição da Pontal Energy 2 sobre as empresas RZK Energia e RZK Soluções e Participações foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e não teve valores divulgados.O Grupo Pontal Energy é uma plataforma integrada de geração de energia renovável, que tem como objeto social o desenvolvimento, construção, comercialização e operação de ativos de geração de energia renovável no Brasil. A Pontal Energy 2, pretende com a aquisição, expandir seu portfólio de Geração Distribuída (GD). Hoje, no setor solar, possui o projeto greenfield Pimenteiras (300 MW).A RZK Energia, é uma empresa voltada para a implementação e gerenciamento de projetos de autogeração e geração distribuída para empresas em diversos setores. Além de comercialização de energia elétrica no
Ambiente de Contratação Livre. A companhia enxerga a compra como uma boa oportunidade de capitalização e de investimento nas empresas.
Não encontrou sua transação?
Clique no botão abaixo para compartilhar e divulgar sua transação em nosso Portal.
Confira os últimos boletins lançados

Boletim de M&A - 2º Trim. 2025
Trimestralmente as transações mapeadas, de usinas e empresas da cadeia solar, são compiladas e disponibilizadas ao mercado por meio de Boletins. Estes apresentando um panorama do setor e importantes análises desse segmento.

Boletim de M&A - 1º Trim. 2025
Trimestralmente as transações mapeadas, de usinas e empresas da cadeia solar, são compiladas e disponibilizadas ao mercado por meio de Boletins. Estes apresentando um panorama do setor e importantes análises desse segmento.

Boletim de M&A - 4º Trim. 2024 - Edição anual
Trimestralmente as transações mapeadas, de usinas e empresas da cadeia solar, são compiladas e disponibilizadas ao mercado por meio de Boletins. Estes apresentando um panorama do setor e importantes análises desse segmento.