M&A de ativos solares

Portal de transações

A Greener monitora diariamente as fusões e aquisições públicas de usinas e empresas do setor fotovoltaico e as concentra em um só local. Confira também o Boletim M&A Trimestral com o panorama geral!

Transações

Athon Energia adquire usinas solares da GreenYellow

A Athon Energia anunciou a compra de 23 usinas fotovoltaicas de Geração Distribuída (GD) da GreenYellow. As novas unidades somam uma capacidade instalada de 50,7 MWp e estão instaladas em seis estados – Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. A estimativa é que a geração de energia das 23 usinas alcance aproximadamente 100.000 MWh por ano. O valor da aquisição não foi divulgadoA Athon, empresa de geração de energia, com a aquisição amplia sua capacidade operacional para mais de 210 MWp, reforçando o protagonismo no segmento.A francesa GreenYellow, possui no Brasil mais de 70 usinas conectadas ou em implantação, somando 190 MWp de potência instalada. Atuando em toda a cadeia, a empresa investe, desenvolve, constrói, e opera seus projetos no longo prazo.

18 de fev. de 2025

WEG adquire parcela remanescente da V2COM

A WEG realizou a compra de participação societária no capital social da V2COM. Os valores da operação não foram divulgados.A compradora, multinacional catarinense, amplia sua estratégia nos negócios digitais, contando com um portfólio de dispositivos de IoT, soluções para conectividade e sistemas inteligentes de software e hardware para automação e monitoramento.A V2COM, é uma empresa especializada em IoT e soluções de telemedição e automação para sistemas de energia elétrica e Smart Grid.

7 de fev. de 2025

Schulz adquire participação em parque solar da Elera

Schulz realizou a compra de participação societária em um parque solar fotovoltaico de titularidade da Elera Renováveis, uma empresa do grupo Brookfield. A operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O parque solar Irapuru VII conta com 48,12 MW de capacidade instalada e está localizado na cidade de Janaúba, em Minas Gerais.A Schulz é uma empresa brasileira fundada em Joinville (SC) e possui duas unidades de negócios: Schulz Automotiva e a Schulz Compressores. Com a aquisição, a empresa busca o suprir uma parcela da demanda energética de suas instalações produtivas.Já o grupo Brookfield conta com empreendimentos destinados à geração e comercialização de energia em diversos estados.

7 de fev. de 2025

Newave Energia adquire participação em empresa braço da Matrix

A Newave realizou a compra de participação na Bismut Comercializadora, atualmente detida pela Matrix Energy Participações. A operação foi aprovada, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).A transação consistiu na proposta de subscrição, pela Newave, de novas ações do capital social da Bismut. A subscrição no montante de 5% da participação se dará por meio de contratos de longo prazo no mercado livre (PPAs), detidos pela Newave.Ao Cade, a Newave, disse que o movimento faz parte de sua estratégia de crescimento. Para a Matrix, a operação foi justificada como uma oportunidade de expansão das suas atividades e da sua carteira de clientes.

4 de fev. de 2025

Hydro Rein adquire participação em complexo solar da Atlas Renewable Energy

A Hydro Rein adquiriu a participação de 20% no complexo solar Vista Alegre, de titularidade da Atlas Renewable Energy. O empreendimento, localizado em Minas Gerais, possui 902 MWp de capacidade instalada e já está em operação.A Hydro Rein, que atua no desenvolvimento, operação e otimização de ativos de energia, já colaborava com o projeto desde 2021. Com a transação, a empresa passa a ser acionista minoritária do complexo. A Atlas Renewable Energy, também desenvolvedora, destacou o compromisso da Hydro Rein em fornecer energia limpa e construir parcerias estratégicas para impulsionar a transição energética global.

31 de jan. de 2025

WEG adquire Reivax e suas subsidiárias

A aquisição da Reivax e de suas subsidiárias pela WEG foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 30 de janeiro 2025 e não teve valores divulgados.A WEG, fabricante de diversos equipamentos no setor de energia, destacou que a operação é uma chance de expansão de suas soluções de automação e controle, uma vez que a empresa atualmente não possui oferta desses sistemas para o setor de energia.A Reivax, fundada em 1987 em Santa Catarina, é uma empresa atuante no mercado de sistemas de controle em geração de energia, com atuação nos segmentos hidrelétrico, fotovoltaico, eólico, termelétrico, subestações e industrial.Para a companhia, a operação representa uma oportunidade de “perpetuação dos negócios”, ao mesmo tempo que permite adicionar maior capacidade de concorrência frente às suas rivais multinacionais.

30 de jan. de 2025

Electra adquire parcela da Enliv

O Grupo Electra firmou Contrato de Compra e Venda de Ações com os fundadores da Enliv Energia, do Grupo ON. O negócio ocorrerá em duas etapas. Primeiro, a Electra fará um aporte de 80% de participação na Enliv. Já a aquisição dos 20% restantes ocorrerá após 5 anos. Nenhumas das duas compras teve valores divulgados.A Electra, uma comercializadora de energia, marca com a operação, sua entrada no segmento de baixa tensão por meio das operações na área de Geração Distribuída (GD) que a adquirida possui.Já a startup Enliv Energia, comercializadora focada em clientes de geração distribuída em baixa tensão, possui mais de 800 clientes, um volume de 1,2 milhões de kWh transacionados em dezembro de 2024 e um faturamento superior a R$5 milhões em 2024.

25 de jan. de 2025

Dow adquire participação em solares da Atlas

A Dow Brasil comprou ações ordinárias da Atlas Renewable Energy em três usinas solares, visando usufruir dos benefícios da autoprodução por equiparação. A operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sem restrições.

Os projetos fotovoltaicos da aquisição são as UFVs Lar do Sol IV, V e VI, que somam uma capacidade instalada total de 297 MWp e já operacionais no estado de Minas Gerais.A Dow Brasil, uma empresa de embalagens e plásticos especiais, informou que a compra representará uma oportunidade de aumentar a sua geração de energia elétrica de forma integrada à cadeia produtiva, garantindo uma fonte de energia estável e sustentável para suas demais atividades.

Já a desenvolvedora Atlas, declarou que a operação é uma boa oportunidade de agregar valor aos negócios e acionistas.

21 de jan. de 2025

Ludfor unifica empresas de geração distribuída e varejo

A Ludfor unificou os braços de comercialização com geração distribuída (GD) para serem oferecidos de forma conjunta. Com a mudança, a Viva Energia passa a integrar a Simplifica, vertical focada em varejo.

Segundo o diretor executivo da Ludfor, a fusão dessas operações tem como objetivo proporcionar soluções mais completas, acessíveis e sustentáveis.

A Simplifica atua na comercialização de energia, enquanto a Viva Energia, que adquiriu a Aika Energia no último trimestre, opera no segmento de geração de energia.

20 de jan. de 2025

Não encontrou sua transação?

Clique no botão abaixo para compartilhar e divulgar sua transação em nosso Portal.

Confira os últimos boletins lançados